O Estado do Rio Grande do Sul é pioneiro neste esporte. Iniciou o movimento do chamado “Futebol Sete”, nome dado pelos gaúchos ao Futebol Society. Por esse motivo, existiam dúvidas quanto a sua real origem, alguns diziam que ele se chamava Futebol Suíço e que nascera na cidade de Santana do Livramento, divisa com o Uruguai, em 1965, indo para Santa Maria e depois para Porto Alegre.
 
As primeiras disputas tiveram a participação de equipes do Uruguai, da cidade de Riviera. O movimento foi crescendo e em 1968 vários desportistas fundaram a Liga Santanense de Futebol Sete, em 1970 na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Este esporte implantou-se em 1980 com suas regras ainda não padronizadas, e foi praticado no SESI e na Brigada Militar.
 
No dia 20 de janeiro de 1987, foi fundada a Federação Gaúcha de Futebol 7 por Antônio Aldinei Lemos Dias e outros 10 fundadores. Mas não foi nada fácil. Por dois anos, eles trabalharam para a consolidação da entidade. Antônio Aldinei Dias foi o primeiro presidente da FGF7.
 
Por alguns anos no Brasil, existiram duas Confederações distintas e o Rio Grande do Sul seguia essa mesma diretriz. Era representado pela Federação Gaúcha de Futebol 7 presidida por Aldinei Dias, com sede em Porto Alegre, e a Federação Gaúcha de Futebol 7 Society por Jairsinho Batistello com sede em Canoas. Cada uma delas era filiada a uma Confederação diferente.
 
Em dezembro de 2012, com o objetivo de desenvolver o crescimento do esporte, foi anunciada a unificação das Confederações e Federações. A partir de 01 de janeiro de 2013, Jairsinho Batistello assume a presidência da então Federação Gaúcha de Futebol Sete, tendo a Capital como sua sede.
 
Em sua gestão, fundou a Liga Porto Alegrense juntamente com mais onze ligas filiadas no interior agregando o número impressionante de mais de trezentas equipes filiadas. São mais de 7 mil atletas nas modalidades de alto rendimento, veterano, categoria de base e no futebol feminino.
 
Além de desenvolver o crescimento do futebol 7 através das ligas, Jairsinho trouxe para o Estado, diversas competições nacionais dando oportunidade para as equipes gaúchas figurarem entre as principais do país.
PRESIDENTE Jairsinho Batistello fgf7deptecnico@gmail.com
VICE-PRESIDENTE Gerson Luis Silva da Silva fgf7deptecnico@gmail.com
1º TESOUREIRO Osmar Machado fgf7deptecnico@gmail.com
DIRETOR ADMINISTRATIVO Tiago Gonçalves fgf7deptecnico@gmail.com
DIRETOR DE FUTEBOL Jesse James Selistre fgf7deptecnico@gmail.com
ADJUNTO ADMINISTRATIVO Lieber Pereira Dorneles "Alegrete"